-
1893
Nascimento da Litografia de Portugal.
85 anos separam o nascimento da Litografia de Portugal,
e Portugal, fundada em 1893 em Lisboa, e da Valentim Santos, criada em Vila Nova de Gaia em 1978. Os seus caminhos começam separados, acabando por se cruzar no decorrer das suas histórias, fruto do seu rápido desenvolvimento e especialização na indústria da embalagem.
-
1947
Implementação da técnica offset.
Alguns dos trabalhos produzidos nas oficinas da Litografia tornaram-se mais do que obras-primas das artes gráficas. São o reflexo de um país e de acontecimentos marcantes da sua história, amplamente reconhecidas pela sociedade como são exemplo as estampas a cores de Lisboa “Oito Séculos de História”, edição da Câmara Municipal de Lisboa de 1947, lançada como publicação comemorativa do 8o Centenário da Tomada de Lisboa aos Mouros. Com autoria de Matos Sequeira, a edição era encadernada em pele e repleta de reproduções de gravuras antigas e ilustrações do pintor Jaime Martins Barata.
-
1956
A Litografia de Portugal especializa-se em packaging.
Nas décadas de 1940 e 1950 a Litografia começou a fazer embalagens utilizando a técnica de folha de Flandres para a indústria de conservas. Este período permitiu também o desenvolvimento de muitos trabalhos para latas de bolachas e rótulos de vinhos onde, a partir de 1956, se realizaram os primeiros trabalhos para a Nestlé, nomeadamente para o produto Nestum. No entanto, esta relação comercial só se fortaleceu na década de 1960, quando surgiu a necessidade de alterar a embalagem da Cerelac, em lata, para outro material e formato que ocupasse menos espaço, mas que mantivesse uma resistência fiável e todas as suas propriedades.
-
1978
Fundação da Valentim Santos.
Fundada em 1978, a Valentim Santos Lda. era uma pequena empresa de cariz familiar sediada em Vila Nova de Gaia e onde trabalhavam apenas 10 pessoas. À data, o capital social era de 2.000.000,00 escudos (nos dias de hoje corresponderia ao valor de 161.264,00 €) e as principais áreas de atividade eram a tipografia e a litografia.
-
1986
Valentim Santos dá início à exportação.
No âmbito da mudança do paradigma estratégico da Valentim Santos, a organização deu os seus primeiros passos rumo à exportação, negociando com Espanha. Neste ano, Valentim e Vítor deslocaram-se pela primeira vez ao país vizinho para negociar com um potencial cliente. Tiveram algumas dificuldades em conquistar esse mercado, trabalhando arduamente no projeto durante três anos, e chegando a bom porto, triunfaram.
-
1993
Litografia de Portugal celebra o seu 100º aniversário.
1993 foi para a Litografia de Portugal um ano de importância maior. Não só se tratou do ano em que completou 100 Anos de História como coincidiu com um período temporal em que a estratégia de atuação no mercado foi revista. Embora o negócio não apresentasse maus resultados, a indústria gráfica sofrera uma alteração no seu paradigma; surgiram pequenas gráficas, representativas de maior concorrência. Essa flutuação de mercado trouxe para cima da mesa a convicção de que aliar forças a um parceiro seria o melhor caminho na consolidação da liderança do mercado nacional.
-
2002
Criação da Graphicsleader Packaging.
Nasce em 2002 a Graphicsleader com a fusão de três empresas líderes no setor da embalagem em Portugal, entre as quais a Valentim Santos e a Litografia de Portugal. A fusão trouxe claramente mais força e capacidade para abraçar novas oportunidades e um futuro mais promissor e longínquo. A Graphicsleader tornou-se num dos maiores fornecedores de embalagens da Península Ibérica com especialização no desenvolvimento e impressão de cartões e rótulos para a indústria alimentar (embalagens de cereais, comida para bebé, iogurtes), de bebidas (packs de cerveja, vinhos, cápsulas de café) calçado e de higiene.
-
2009
Investimento em equipamentos e certificações.
Ainda que a chegada da crise em 2009 começasse a afetar seriamente a economia nacional, o ambiente vivido dentro da Graphicsleader era de confiança e intento. Este ânimo era de tal modo confiante que foi feito um investimento em equipamentos, certificações e sistemas. Destas aquisições destacou-se a compra de uma Heidelberg, a máquina tecnologicamente mais avançada do mercado à data, que permitiu estabelecer métricas mais elevadas para a qualidade e produtividade.
-
2017
Ampliação das instalações da Graphicsleader.
Atualmente, a Graphicsleader almeja ser a melhor gráfica da Península Ibérica na área da embalagem e é a líder no ramo em Portugal, com capacidade para competir em muitos mercados. A empresa está comprometida com este objectivo e como prova do crescimento que a empresa continua a sentir e a operacionalizar as instalações da Graphicsleader em Seixezelo foram aumentadas.
-
2018
Ser a melhor Gráfica da Península Ibérica.
É através do foco no cliente, iniciativa, produtividade e visão estratégica que a Graphicsleader quer continuar a desenvolver novas soluções que criem valor para o cliente, e potenciar relações de parceria. A missão atual da empresa é, aliás, “ ser a melhor gráfica da Península Ibérica .”